Card image

Dicas PET

Card image

5 Dicas para quem pensa em ter um Gatinho

05/03/2019

Ter seu primeiro gatinho pode gerar dúvidas, pois são animais diferentes de cães. E aqui separamos algumas dicas para você oferecer um bem estar ideal ao seu animalzinho. Mas uma dica antes: ter um gatinho muda completamente sua forma de olhar a esse animal apaixonante, cuidado - pois pode viciar!

 

1. AMBIENTE

Os gatinhos se adaptam bem a um ambiente grande ou pequeno, é muito importante o enriquecimento ambiental para diminuir o estresse. Atualmente existem várias maneiras de deixar o ambiente atrativo para seu bichano: estantes ou suportes altos, arranhadores, brinquedos, sinalizadores químicos (ferormônio sintético). Além disso, é importante telas em janelas para evitar possíveis fugas.

 

2. ÁGUA

Seu gatinho gosta de água fresca, portanto é importante trocar a água 03 vezes ao dia, e lembre-se sempre colocar água filtrada. Além disso, devemos estimular a hidratação dos felinos, para isso existem fontes elétricas que deixam a água circulando, e os felinos particularmente são estimulados a beber mais quando é água corrente.

3. SANITÁRIO

Gatos são extremamente limpos e para fazerem suas necessidades também gostam que o local também esteja limpo. Assim, é importante que a caixa de areia tenha uma areia de boa qualidade e a limpeza dela também seja frequente, no mínimo 02 vezes ao dia.

 

4. ALIMENTOS

Uma ração de boa qualidade é essencial para a saúde de seu animalzinho. Atualmente no mercado pet existem rações para raças, obesidade, gatos castrados, favorecendo assim um equilíbrio nutricional para o seu gatinho. Verifique com seu médico veterinário qual a melhor alimentação que ele recomenda ao seu animal.

 

5. VACINAÇÃO E SAÚDE

Muitos tutores acreditam que por seus gatos morarem dentro de casa, apartamentos e muitas vezes sozinhos não precisam ser vacinados, mas cuidado, a imunização do seu gatinho assim como a realização de um protocolo individualizado para ele é essencial para cuidar da saúde do seu bichano. As vacinas essenciais são realizadas anualmente e procure um médico veterinário especializado para realizar o protocolo ideal ao estilo de vida do seu animalzinho.

Compartilhe

Sobre o autor

Fabiane Sabino

Médica Veterinária - Mestre em Biotecnologia Animal